PALMEIRAS O ÚLTIMO GRANDE SUL-AMERICANO?


Segundo o site da BBC o Palmeiras de 1999 foi o ultimo grande clube Sul-Americano. Acho que não foi bem por ai, lógico que um time que contava com Marcos, Zinho, Alex, César Sampaio, Arce, Roque Júnior, Júnior Baiano, Júnior, Paulo Nunes, Evair e Asprilla, tem que ser respeitado por qualquer um, ainda mais comandado pelo mestre Luis Felipe Scolari. Más se pegarmos uma relação de outros clubes do nosso continente vamos encontrar algo melhor, mesmo que analisarmos somente clubes que disputaram o Mundial de Clubes de 99 pra cá, já que é lá que o diário britânico viu o Verdão quando ele foi derrotado pelo Manchester United na decisão, 1 a 0, gol de Roy Keane.

Em 2000 o Corinthians foi campeão em cima do Vasco, que acabará de ganhar a Libertadores. O Timão jogava com: Dida, Índio, João Carlos, Fábio Luciano, Kléber, Vampeta, Rincón, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Edilson, Luizão. O comandante desse excelente time, que na minha modesta opinião já superava o alviverde, era: Oswaldo de Oliveira.

Em 2001 quem representou a América do Sul no Mundial Interclubes foi o maior clube Sul-Americano da década, o Boca Juniors. Más não foi a equipe que bateu o Cruz Azul (MEX) na final que na minha opinião é o melhor sul americano. No Mundial, porém, acabou vencido pelo Bayern de Munique. Aquele time contava com: Córdoba, Martínez, Schiavi, Burdisso e Rodríguez; Serna, Traverso, Villareal e Riquelme; Schelotto e Delgado.

No ano de 2002 O Club Olímpia, do Paraguai, conquistou o título da competição, após derrotar, no tempo normal (2 a 1) e nos pênaltis (4 a 2), o São Caetano em partida decisiva realizada no Estádio do Pacaembu, no dia 31 de julho do mesmo ano. Esse não deveria nem ter vencido a competição, foi uma injustiça com a ótima equipe do São Caetano. O time do técnico Nery Pumpido era: Tavarelli, Isasí, Pedro Benítez, Zelaya e Jara; Orteman, Enciso, Cáceres e Córdoba; Miguel Benítez e López.

E finalmente chegamos ao grande clube Sul Americano, o Boca Júnior de 2003, que venceu o Santos no Morumbi e se sagrou campeão da Libertadores, garantindo assim o direito de disputar o Mundial. O time base era: Pato; Ibarra, Schiavi, Burdisso e Rodriguez; Battaglia, Cascini, Cagna e Tévez; Delgado (Iarley entrava com frequência) e Schelotto. Comandava essa maquina um dos maiores campeões de Libertadores da historia: Carlos Bianchi. No Mundial de Clubes está equipe venceu o Milan por 3 a 1 nos pênaltis e se sagrou campeã. Um time de muita disciplina tática, sangue frio e de uma eficiência incrível. Pra mim o maior clube Sul Americano da década, superando os Palmeiras citado pela BBC e o Corinthians citado por minha pessoa.

Seguindo a lista em 2004 o Campeão foi o Once Caldas que bateu o Boca Juniors nos pênaltis. No mundial a equipe colombiana que jogava com: Henao, Rojas, Vanegas, Cambindo e John Garcia; Viafara , Velásquez, Arango, Fabbro e Elkín Soto; De Nigris, foi derrotado nos pênaltis pelo Porto de José Mourinho.

Em 2005 outra grande equipe brasileira veio a conquistar a Libertadores e depois o Mundial. O São Paulo de Paulo Autuori jogava com: Rogério Ceni, Fabão, Lugano e Ed Carlos; Cicinho, Josué, Mineiro, Danilo e Júnior; Amoroso e Aloísio (Grafite entrava no decorrer dos jogos). Porém, essa equipe tricolor era inferior ao Alviverde de 99.

Em 2006 a hegemonia brasileira continuou, desta fez o Internacional, que vencerá o São Paulo na final da Libertadores, representou o Brasil no Mundial e não fez feio; derrotou o poderoso Barcelona na final. O time base do Inter era: Clemer, Ceará, Fabiano Eller, Índio e Rubens Cardoso; Wellington Monteiro, Edinho, Alex e Fernandão; Alexandre Pato e Iarley, comandados por Abel Braga. Outro brasuca, que na minha humilde opinião é inferior ao Palmeiras e consequentemente inferior ao poderosos Boca Juniors de 2003.

Em 2007 mais uma vez o representante da América do Sul foi o Boca, que acabará de vencer o Grêmio na Libertadores. Essa equipe não era tão brilhante, quanto a de 2003, mas já considero ela superior ao Verdão de 99. Caranta, Ibarra, Maidana, Paletta e Morel Rodríguez; Battaglia, Banega, Alvaro González e Cardozo; Palacio e Palermo eram comandados pelo bom técnico Miguel Angel Russo.

Ano passado a LDU venceu o Fluminense na finalíssima da Libertadores e adquiriu o direito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA, porém acabou derrotado pelo Manchester United. Aquela equipe era formada por: Cevallos, Norberto Araújo, Campos e Calle; Reasco , Urrutia, William Araújo, Bolaños, Manso e Calderón; Bieler e comandada pelo emergente técnico Edgardo Bauza. Mesmo fazendo boas partidas a equipe equatoriana não chegava nem aos pés do Palmeiras e nem passava perto do Boca de 2003.

E você, meu leitor, concorda com o babaca que vos escreve? Não. Uéh, então o que está esperando para deixar a sua opinião?

6 Respostas to “PALMEIRAS O ÚLTIMO GRANDE SUL-AMERICANO?”

  1. Eduardo Costa Says:

    Concordo sim vc é um babaca haha brincadeira.
    Esse time de matéria (não a sua e sim da bbc) é pra gerar polêmica, pq é ovio que o Palmeiras não é o melhor e sim o time do Boca.
    Abraço

  2. Yan Berriel Says:

    O Palmeiras foi um dos, mas o melhor acho que é o do Boca.

  3. Matheus Cristian Says:

    O Palmeiras era um timaço não há dúvidas, mais o Boca de 2003 me lembro muito melhor por isso digo que é o melhor pra mim.
    Abraço!

  4. Rafa Says:

    tanto o boca quanto o Palmeiras tinham um timaço sem duvidas.mas acho que o time do Palmeiras superou muitos ae e tbem foi sua melhor fase!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: