A IMPORTÂNCIA TÁTICA DE ROBINHO


Muitos questionam Robinho desde sua volta ao Santos pelo atacante ainda não ter “estourado” no limitado futebol brasileiro, mas quem assistiu os jogos do Peixe da volta do camisa sete até agora, sabe que a função tática dele para a equipe praiana hoje é mais importante que seus dribles e gols.

Robinho não é mais um ponta-esquerda (apesar de revezar bastante a posição com o pupilo Neymar). Robinho é armador, hoje o homem de confiança do técnico Dunga é mais meia-direita do que qualquer outra coisa na equipe titular do Santos. A função exercida pelo atacante é fundamental para que o ofensivo esquema de Dorival Júnior funcione.

Com Marquinhos, PH Ganso, Neymar e André formando o ataque com ele, os dois meias são sacrificados e tem que jogar recuados, com isso cabe ao “Pedalada” armar a equipe. E isso ele vem fazendo muito bem, aliás, Robinho até em função semelhante a lateral-direito vem jogando.

O atleta está ciente disso, sabe que é importante privilegiar a parte tática para que seu time funcione: “Quando eu sai do Santos em 2005, era só pedalada e caneta. A imprensa estava mais acostumada com isso. Então, quando eu voltei, todo mundo queria me ver dando caneta, chapéu, fazendo gols. E o que acontece é que nem sempre dá para fazer isso. Às vezes, mais importante do que dar um drible é ajudar na marcação, dar um toque de lado ou até mesmo um carrinho” – Disse o craque em entrevista a ESPN.

Muito dessa mudança deve-se a sua passagem pelo futebol Europeu, onde aprendeu a jogar mais pelo time, postura essa que Dorival Júnior vem sabendo explorar bem: “Além de ser uma postura minha, o Dorival tem conversado bastante comigo. Tenho que ajudar os meus companheiros, pois se todo mundo aparecer dando drible e tal, fica difícil para o pessoal segurar lá atrás. Cada jogada individual que é feita precisa ter suporte da marcação, no toque de bola. Mas é claro que se eu tiver a oportunidade de dar chapéu, eu vou fazer como foi no último jogo”, finalizou.

Creio eu que Robinho é indispensável para o esquema de Dorival, ao lado de Arouca e Wesley é o jogador mais importante do Peixe.

Uma resposta to “A IMPORTÂNCIA TÁTICA DE ROBINHO”

  1. Gustavo Says:

    concordo! Robinho vem fazendo uma otima importancia no esquema tatico do santos! é isso ae vlw

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: