A ESCOLA HOLANDESA DE FUTEBOL


O genio Rinus Michels

Vi Milan 0, 2 Ajax pela Champions League ontem e me empolguei com a atuação dos visitantes. Nunca escondi de ninguém que sou adepto da escola de futebol holandesa, a melhor do mundo em minha opinião.

Sempre jogando com três homens à frente (mesmo que nem todos sejam atacantes), pressionando a saída de bola do adversário, marcando homem a homem e a principal característica do futebol holandês: Todos arriscam chutes e bem treinados, quase nunca fazem feio na finalização, foi assim que o consagrado Frank de Boer armou o Ajax que atropelou o desinteressado Milan em pleno Giuseppe Meazza.

Não vou me prender a partida de ontem, até porque a única coisa que valeu foi a classificação dos holandeses para a League Europe. Quero falar sobre o estilo holandês de jogar futebol, clássico, plástico, elástico e lindo, sim, lindo… Tirando raras exceções não vemos mais equipes como antigamente. Acho que se todos os jogadores de futebol fossem formados na Holanda essa história mudaria, ou melhor, se todo clube adotasse o estilo holandês de formar jogadores as coisas voltariam a ser como eram. Quem sabe…

Um exemplo disso é o Barcelona de Pep Guardiola, o treinador espanhol já disse que montou sua equipe inspirado na Holanda de 1974, a chamada Laranja Mecânica. Infelizmente não vi o carrossel holandês em ação ao vivo, mas pelos vídeos que vejo sempre, Guardiola fez sim um trabalho semelhante ao de Rinus Michels, revolucionário do futebol. Porém muito do bom futebol praticado pelo Barça passa pelas mãos de um holandês, o antecessor de Guardiola: Frank Rijkaard que treinou esse time de 2003 até meados de 2008.

Muitos vão dizer que os jogadores mudaram, mas vários desses atletas que hoje se consagraram começaram nas mãos de Rijkaard, casos de Xavi, Iniesta, Puyol e até Lionel Messi.

Ainda é cedo pra saber se Frank de Boer terá sucesso na empreitada de ser treinador, mas se seu professor é o gênio Rinus Michels ele tem tudo pra repetir o desempenho que teve como jogador, quando brilhou com a camisa laranja mundo a fora!

Espero sua opinião na caixinha de comentários. Obrigado.

3 Respostas to “A ESCOLA HOLANDESA DE FUTEBOL”

  1. Romário Silva Says:

    O objetivo em ser o tempo todo ofensivo é muito interessante, só que, para que isso dê certo, é necessário a presença de grandes jogadores no elenco. Grande abraço.

    • Eduardo Martins Says:

      Não necessáriamente amigo, o conceito do Futebol Total é mais ou menos que todos ataquem, porém que todos defendam. Mais que qualidade é necessário adaptabilidade de todos os jogadores, pois ninguém guarda posição, apenas o goleiro. Abraços Romário, grato pela visita!

  2. Mário Martins Says:

    Estou inteiramente de acordo, o Barça é a presensa viva do estilo Holandês. Também não assisti à laranja mecânica, posso hoje vê-la no Barça a jogar.
    Para fazer uma equipa com este estilo é preciso educar os jogadores de que primeiro está a equipa, deixar o egoismo de parte. Antes de pedir a bola é preciso saber o que fazer com ela, olhar a quem passar e depois procurar um novo espaço. É necessário treinar muito o passe de primeira, domínio de bola e precepção do espaço.
    O mais importante e mais valioso para este estilo funcionar, é preciso ter o desiquilibrador, no caso do Barça é o Messi. Este jogador actua com a equipa e quando acha que é a altura dá o click e fura para a finalização, em assistência ou remate para golo. Este jogador tem de ser muito bom, se não um dos melhores do mundo porque tem de saber exactamente quando deve fazer a tal jogada individual, para não cair no erro de perder a bola e arranjar um contra-ataque muito perigoso.
    As dificuldades de fazer uma equipa com este estilo são muitas e ao alcance de poucos, tem de se pedir ausência de individualismo a todos os jogadores (e eles que adoram ter a bola, não fossem jogadores de futebol) e ter o tal Messi, que só há um a cada fornalha de novos jogadores!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: